TEF é a sigla para Transferência Eletrônica de Fundos, no Brasil usamos esta sigla para designar os aplicativos que fazem a “ponte” entre a aplicação comercial(frente de caixa) e as operadoras de cartão, também conhecidas como adquirentes.
O T.E.F. permite a comunicação direta do PDV com as adquirentes, que são as empresas que fazem a liquidação financeira das transações através de cartão de crédito e cartão de débito.
Por que usar o TEF?
A cada dia o brasileiro usa mais o cartão para suas compras, segundo pesquisa da ABECS/Datafolha 95% dos portadores de cartão o utilizam pelo menos uma vez por mês e este uso vem aumentando ano após ano. O uso no caixa proporciona diversas vantagens, tais como: rapidez, diminuição de falhas nos valores recebidos, diminuição de fraudes, maior controle do valor a receber por operadora(conciliação) e muitos outros.
Veja as principais vantagens do uso do TEF em relação ao POS neste artigo.
Obrigatoriedade
A AFRAC – Associação Brasileira de Automação para o Comércio, disponibilizou em seu site um mapa que mostra quais estados obrigam o uso do TEF, veja neste link.
Como utilizar o TEF?
Para utilizar no seu estabelecimento você precisa utilizar um software homologado com umas das TEFHouses existente e ter contrato com pelo menos uma adquirente que irá processar as transações. O DJPDV é homologado com o SITEF, um dos melhores do mercado fornecendo além das transações com cartões de crédito e débito a possibilidade de recarga de celulares e correspondente bancário e através da SKYTEF poderemos oferecer a melhor opção para sua empresa.