11. Cancelando uma Venda

Previous Next

Para cancelar uma venda enquanto a mesma estiver sendo efetuada só é possível na tela de venda e na de pagamentos, e para cancelar uma venda já finalizada é somente na tela de caixa livre.

Na tela de vendas basta pressionar a tecla F6 ou F1 > Canelar Venda e na tela de pagamentos basta pressionar F1 > Cancelar Venda. Ao selecionar a opção de cancelamento o DJPDV pedirá a confirmação do cancelamento, conforme imagem 154, clique em Sim ou pressione Enter.


Imagem 154 - Cancelar Cupom em Aberto.


Será exibido a tela de Motivos de Cancelamento, selecione o motivo do cancelamento da venda e clique em Selecionar ou pressione F9, conforme a imagem 155.


Imagem 155 - Motivo do Cancelamento.


Para cancelar uma venda já finalizada, desde que dentro do prazo estipulado pela lei, na tela de caixa livre, pressione F6 ou F1 > Cancelar Cupom Anterior. Ao selecionar essa opção será exibido uma tela com duas opções: cancelar cupom anterior ou localizar um cupom, conforme imagem 156, esta opção está disponível apenas para vendas com NFC-e/SAT/MFE, pois para ECFs é liberado apenas o cancelamento do último documento emitido.


Imagem 156 - Cancelar cupom.


Para cancelar o último cupom emitido selecione a primeira opção ou pressione 1 e clique em OK ou pressione Enter. Será exibido a tela de Motivos de Cancelamento, selecione o motivo do cancelamento da venda e clique em Selecionar ou pressione F9, conforme a imagem 149.

Para cancelar um cupom localizando-o, selecione a segunda opção ou pressione 2, será exibido a tela para informar o código de barras do cupom, conforme imagem 157, informe o código de barras e clique em OK ou pressione F9.


Imagem 157 - Informe o código de barras.


Caso não saiba o código de barras clique em Pesquisar ou pressione F6, será exibido uma tela de busca dando as opções de pesquisar o cupom por COO, Chave do XML ou numeração da nota e data de emissão, conforme a imagem 158, informe os dados e clique em Pesquisar ou pressione F6, selecione o cupom na tabela e clique em OK ou pressione F9.


Imagem 158 - Localizando o último cupom.


Será exibido a tela de Motivos de Cancelamento, selecione o motivo do cancelamento da venda e clique em Selecionar ou pressione F9, conforme a imagem 155.