Nesta tela é possível criar um backup do banco de dados, deve-se selecionar o arquivo do banco de dados original, informar o nome com o qual deseja que seja criado o backup e a pasta de destino, conforme imagem 14. Antes de iniciar o backup é possível selecionar entre algumas opções:


Imagem 14 - Backup da base de dados.


  • Ignorar checksum - Ao ignorar o checksum é possível tentar fazer o backup de um banco de dados corrompido, normalmente o Firebird aborta o backup quando encontra erros. Não há garantia de que os dados sejam úteis, portanto, é melhor tomar outras precauções para preservar seus dados.
  • Ignorar transações no limbo - Caso selecionada, esta opção força o backup a ignorar os dados de transações quebradas. Não deve ser usada para backups normais e apenas em conjunto com a opção "Ignorar checksum" para tentar recuperar alguma falha.
  • Apenas metadados - Será gerado um backup apenas com os metadados, desta forma é criada uma cópia vazia, sem dados, contendo apenas sua estrutura.
  • Não usar coletor de lixo - Quando marcada, esta opção evita que a coleta de lixo do Firebird ocorra enquanto o backup está em execução. Isso pode ajudar a acelerar o backup.
  • Descrição de metadados antiga - O objetivo desta opção é forçar o backup a usar o formato de metadados das antigas versões do InterBase.
  • Converter para tabela - Converte para tabelas internas as tabelas/arquivos externos anexados ao banco.
  • Formato não transportável - Por padrão o Firebird realiza backups em formato transportável, que permite restaurar em um servidor de outra plataforma, caso esteja marcada esta opção não será possível restaurar o backup em uma plataforma diferente.
  • Visualizar processo - Por padrão esta opção vem habilitada, assim poderá ser acompanhado o procedimento através da aba Log de Processamento


Pode-se escolher o tratamento que será dado ao backup: é permitido compactar o arquivo de backup criado, enviar e-mail com o log do processamento e, no mesmo e-mail, é possível anexar também o arquivo do backup e o arquivo .FBK, e ainda há a opção de não excluir o arquivo .FBK.