No dias atuais, principalmente aqui no Brasil, podemos comprar praticamente de tudo com cartão. As maquininhas de cartões (POS) foram as grandes responsáveis pela propagação do uso do cartão de crédito e débito, chegando a praticamente todos os estabelecimentos comerciais. Entretanto, algumas características tornam estes dispositivos limitados e o POS está perdendo espaço para soluções mais completas como o TEF (Transferência Eletrônica de Fundos).
Graças a esse amplo uso, podemos procurar formas de tirar proveito deste recurso, disponibilizando para os clientes além da opção de pagamento das compras serviços como recarga de celular e recebimento de contas o que é possível através de soluções como o SITEF. Através destes serviços, é possível receber um valor por transação, o que pode ajudar com o custo do TEF reduzindo e em alguns casos até tendo lucro, por exemplo, na recarga de celular, o estabelecimento ganha de 3 a 4% do valor da recarga, porém esta porcentagem pode chegar a 6% dependendo do volume. No caso de recebimento de contas, o estabelecimento pode ganhar de R$ 0,15 a R$ 0,20 por cada transação.
Principais benefícios do TEF
- Segurança
Com o TEF, a venda só é finalizada quando houver o recebimento total do valor do cupom, evitando a ocorrência da digitação errada de valores, além de fraudes por conta da vulnerabilidade da máquina POS. - Economia
O SITEF possibilita o acesso a mais de 270 bandeiras e serviços. Esta solução permite que o lojista direcione a transação do cartão para a rede adquirente que lhe proporciona a taxa mais vantajosa. - Alta disponibilidade + Multi Adquirente
O PINPAD é fixo e fica conectado o tempo todo no PDV, evitando falta de sinal e confusão entre “maquininhas” de diferentes redes adquirentes, já que é a própria solução do TEF identifica qual o tipo de cartão e direciona para a rede adquirente correta, de acordo com a configuração feita pelo comerciante.
Além das vantagens financeiras, temos alguns outros benefícios que podem ser sentidos pelo lojista devido ao aumento do fluxo de clientes na loja. Uma pesquisa realizada por uma fornecedora de correspondente bancário em 4 cidades com mais de 550 clientes obteve o seguinte retorno:
Situações | Total |
Entra na loja para fazer uma compra e utiliza os serviços de correspondente bancário | 21% |
Entra na loja para utilizar os serviços do correspondente bancário e por consequência também faz compras | 33% |
Entra na loja apenas para utilizar os serviços de correspondente bancário(não faz compras) | 46% |
Ou seja, 33% dos clientes que foram até o estabelecimento apenas pra usar o serviço de recarga ou correspondente bancário acabam fazendo algum tipo de compra no estabelecimento, aumentando assim o faturamento da empresa.